Saiu na Mídia: Um entrave a menos

03/04/2011 00:01

fonte: Diário Catarinense http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3259806.xml&template=3898.dwt&edition=16808&section=846

1 de abril de 2011 | N° 9126

NOVO AEROPORTO

Um entrave a menos

Governador encaminha projeto à Assembleia que autoriza compra de terreno para a construção do terminal

O governo do Estado deu mais um passo para destravar a novela das obras de ampliação do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis. Ontem, o governador do Estado, Raimundo Colombo (DEM), encaminhou projeto de lei à Assembleia Legislativa, que autoriza a aquisição, permuta e doação do terreno para a construção do novo terminal de passageiros. O investimento estadual é de R$ 11,2 milhões.

Um dos nós no processo de ampliação do aeroporto era a compra do terreno da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que fica atrás da de onde será a nova pista de pouso. A equação encontrada por Colombo foi fazer uma permuta. No projeto de lei, o governo propõe a compra do Centro de Treinamento da Celesc, no bairro Tapera, com uma área de 476,1 mil metros quadrados. O terreno será cedido à UFSC e parte do espaço dela (cerca de 320 mil metros quadrados) passa para o governo doar para a Infraero.

– Avaliamos todas as possibilidades e esse é o único jeito de resolver. Esta proposta é o resultado de um grande entendimento – diz Colombo.

O governador fez um apelo ao presidente da Assembleia, deputado Gelson Merisio (DEM), para que o projeto seja votado no prazo de 15 dias. Merisio convocou os líderes dos partidos e os presidentes das comissões para uma reunião na próxima terça-feira, quando será definido o calendário de análise do projeto na Casa.

– É viável atender o prazo. Como o projeto é vital para o Estado, terá a compreensão dos líderes em relação à urgência – afirma Merísio.

O deputado explica que por se tratar de um substitutivo global, que só faz a atualização de um projeto de lei antigo, precisa ser aprovado apenas na Comissão de Constituição e Justiça, antes de ir ao plenário.

O líder do PT, deputado Dirceu Dresch, diz que a proposta não será questionada, mas alerta que os petistas vão analisar o valor da compra.

– A bancada do PT tem todo o interesse porque há recursos do PAC que o governo pode perder se não avançar nos processos técnicos – diz.

Para o líder do PP, deputado Silvio Dreveck, os pepistas não vão ser contrários à aprovação do projeto. O deputado Marcos Vieira (PSDB), que vai reativar o Fórum Permanente de Acompanhamento da Construção do Novo Aeroporto, também acredita que não haverá problemas na aprovação dentro do prazo, mas questiona que o terreno foi cedido à UFSC pelo próprio governo, que agora compra uma nova área para a universidade.

– O governo tem dinheiro em caixa e o projeto da Infraero está pronto. O novo aeroporto deve ser inaugurado no início de 2014 – garante Colombo.

Mas ainda faltam etapas importantes e complexas (veja quadro abaixo).

DAYANE NUNES

Tags: EstruturaSaiu na Mídia