Saiu na mídia: UFSC pode ter novo campus no Sul da Ilha

08/10/2010 09:57

Como esta reportagem trata diretamente da Fazenda Experimental da Ressacada, postamo-la aqui.

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a3066530.xml

Educação | 07/10/2010 | 06h11min

UFSC pode ter novo campus no Sul da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis


Terreno da UFSC (à direita da cerca) será trocado para a ampliação da área do aeroporto (esquerda) - Emerson Souza

Para projeto sair do papel, Estado precisa resolver penhora em terreno que será trocado

Terreno da UFSC (à direita da cerca) será trocado para a ampliação da área do aeroporto (esquerda)
Foto:Emerson Souza

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está para criar o campus do Sul da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, em parte do terreno onde hoje ficam a Fazenda da Ressacada e o Centro de Formação e Aperfeiçoamento (Cefa) da Celesc, na região da Tapera.

Para a proposta ser concretizada, precisa ser feita a permuta entre o terreno da instituição com o do Cefa. A troca, para a construção do acesso do novo Aeroporto Hercílio Luz, está emperrada por problemas de penhora de outro terreno do Estado, que faz parte das negociações.

Hoje, no terreno de mais de 1,7 milhão de metros quadrados da UFSC, funciona a Fazenda Experimental da Ressacada, onde são as aulas práticas dos cursos do Centro de Ciências Agrárias. Após a troca de 490 mil de metros quadrados da universidade com os 435 mil de metros quadrados do Centro de Treinamento da Celesc, a instituição de ensino projeta transformar o local no novo campus.

O espaço da estatal conta com 7 mil de metros quadrados de área construída, com salas de aula e refeitório para 150 pessoas, o que possibilitará a utilização imediata do local.

De acordo com o secretário de Relações Institucionais e Internacionais da UFSC, Ênio Pedrotti, o primeiro centro a ser beneficiado será o de Ciências Agrárias.

Hoje, os alunos de cursos como Agronomia, Zootecnia e Engenharia da Aquicultura da 5ª a 8ª fases fazem as aulas teóricas no prédio localizado no bairro Itacorubi, e as práticas, na fazenda. Com a permuta todas as aulas dos 800 estudantes dos cinco níveis passarão para o novo campus.

— Os prédios da UFSC da Trindade já estão saturados. Cada centro de ensino vai desenvolver cursos e projetos de extensão, se relacionando com a comunidade da Tapera — diz Pedrotti.

Na fazenda já está sendo construído um prédio sustentável em parceria com a Petrobras, que abrigará o Laboratório de Remediação de Águas Subterrâneas (Rema), do Centro Tecnológico. Demais atividades dos cursos de engenharia poderão ser realizadas lá e beneficiar os moradores da região. Outro projeto previsto para o Sul da Ilha é o novo curso de Educação no Campo.

Discussão existe desde 2008

Para a construção do novo campus, a UFSC já tem garantidos recursos do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) de R$ 226 milhões para os próximos quatro anos.

— Vamos acelerar a negociação. A universidade sempre foi tratada como a instituição que impedia a construção do novo aeroporto e do acesso. Nos disseram que em 45 dias o Estado estaria pronto para a permuta, mas já se passaram seis meses. Queremos agilidade — esclarece Pedrotti.

A troca de terreno está em discussão desde 2008, quando o Estado encaminhou o projeto de lei 234.6 de 2008 para a Assembleia Legislativa. Até o momento, a proposta não saiu do papel por causa de penhoras nos prédios públicos.

Na primeira tentativa de fazer a permuta, o governo ofereceu um terreno de 60 mil m² da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri), no bairro Itacorubi, mas o relator Marcos Vieira (PSDB) disse que os deputados identificaram que a área estava penhorada.

Em 2009, o governo indicou o imóvel do centro de treinamento do Besc com o terreno de 10 mil m², também no Itacorubi, para trocar com o do centro de treinamento da Celesc. Esse último seria permutado com o da UFSC.

— Mais uma vez não tivemos como aprovar o projeto de lei porque o antigo imóvel do Besc tinha dívidas trabalhistas — explica Vieira.

O gerente de Bens Imóveis da Secretaria de Administração do Estado, Sergio Stiner, afirmou que o Estado comprou o prédio do Besc e, agora que descobriu a dívida, solicitou do BB, que comprou a instituição financeira, a solução da penhora. Em nota, o BB diz que o imóvel pode ser negociado.

Mais acessos e uma nova via

A via para o novo terminal do Aeroporto Internacional Hercílio Luz vai ter dois acessos para as futuras instalações do campus Sul da UFSC. A rodovia deve ficar pronta até março de 2014, quando está prevista a inauguração do terminal de passageiros. Parte do projeto deve começar este mês, com a interseção no bairro Carianos.

Seriam construídos 6,7 quilômetros de acesso ao aeroporto, mas, em uma audiência no último ano, ficou acertada a ampliação para 10 quilômetros com a duplicação desde o trevo da Seta, na Costeira do Pirajubaé, passando pela avenida Diomício Freitas, até o estádio da Ressacada. Uma obra que vai custar R$ 108 milhões. Perto do estádio será construída a interseção com cinco acessos para o reduto dos avaianos, um para o Sul da Ilha e um para o antigo aeroporto.

Clube já investiu R$ 5 milhões

No final do último ano, o presidente do Avaí, José Nilson Zunino, representantes da prefeitura e do Senado buscaram verbas com o Ministério das Cidades para complementar a obra. O projeto do trecho, feito pela empresa Prosul, foi bancado pelo clube. Já foram liberados R$ 5 milhões para a interseção, com uma contrapartida de R$ 2 milhões do Estado.

— Nos garantiram que começariam até outubro. Não vi nada até agora. Se ficar para o ano que vem, um quarto da verba será perdida — alerta Zunino.

De acordo com o diretor de Planejamento e Projetos do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), William Ernst Wojcikiewicz, a licitação depende da Caixa Econômica:

— Falta apenas a Caixa liberar os recursos. Estamos no aguardo, porque os bancários estão em greve.

A Caixa informou que o dinheiro não foi disponibilizado por falta de entrega de documentos, como o de aprovação do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf) e do licenciamento ambiental da Fundação de Meio Ambiente (Fatma).

Para todo o acesso ficar pronto antes da conclusão do terminal de passageiros, previsto para março de 2014, a obra precisa começar em março de 2012, pois o prazo de conclusão é de dois anos. Isso significa que o Estado tem apenas um ano e meio para buscar recursos e fazer a licitação.

A assessoria de imprensa do Deinfra informou que para chegar à fase de licenças ambientais e contratação de empresas é necessária uma série de desapropriações envolvendo o município, além da permuta dos terrenos da Celesc, Estado e UFSC. Entre as possibilidades levantadas pelo Estado para obtenção dos R$ 108 milhões para a obra, está a contratação de financiamentos com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ou Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O secretário de Obras de Florianópolis, Luiz Américo Medeiros, diz que as desapropriações dependem do Estado, que assinou em maio um termo de cooperação para injetar R$ 9 milhões para arcar com as indenizações pendentes. Segundo ele, o município já investiu R$ 13 milhões.

Clique e veja o local no mapa:

ROBERTA KREMER

—————————————————————

OUTRAS MATÉRIAS RELACIONADAS:

————–

Comentários de Cacau Menezes – RBS:

Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/cacaumenezes/2010/10/10/ufsc-no-sul-da-ilha/

UFSC no Sul da Ilha

10 de outubro de 2010

Não se discute a importância de uma universidade pública, onde quer que se implante. É o sonho de todos os que reconhecem o valor da Educação.

Nesta semana, falou-se na expansão da UFSC para o Sul da Ilha de Santa Catarina, como se deu, recentemente, em Araranguá, Curitibanos e Joinville.

Entretanto, essa é uma medida que deve ser concretizada somente após ser ouvida toda a Comunidade, em função do caos viário que se instalou naquela região.

Na Bacia do Itacorubi, na Trindade,no Pantanal, foram alocados muitos equipamentos públicos e grandes empreendimentos particulares, sem a mínima preocupação com a infra-estrutura. As consequências todos já sabem. A Rua Deputado Antônio Edu Vieira, por exemplo, é quase intransitável.

Por que não se pensar em levar cursos de ciências agrárias a municípios de vocação agrícola, como Antônio Carlos e Águas Mornas, na Grande Florianópolis?

Nossa Região vem se destacando, na última década, pelas inúmeras oportunidades de ensino universitário em funcionamento, congregando profissionais de alto nível em todas as áreas do conhecimento. Além do Turismo, somos um grande centro universitário e de pesquisa.

O desafio está posto. Conciliar importantes iniciativas, com sustentabilidade, com qualidade de vida.

————–

Notícia antiga sobre o Aeroporto veiculada no Jornal O Globo em 07 de maio de 2010:

Fonte: http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2010/05/07/novo-aeroporto-de-florianopolis-deve-ficar-pronto-em-marco-de-2014-meses-antes-do-inicio-da-copa-no-brasil-916526563.asp

Novo aeroporto de Florianópolis deve ficar pronto em março de 2014, meses antes do início da Copa no Brasil

Plantão | Publicada em 07/05/2010 às 15h10m

FLORIANÓPOLIS – A capital catarinense terá um novo aeroporto internacional em março de 2014, meses antes do início da Copa no Brasil. O prazo foi anunciado nesta quinta-feira durante a assinatura de um acordo de cooperação entre governo do Estado, prefeitura de Florianópolis e Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). O investimento soma R$ 436 milhões.

Um novo Hercílio Luz será construído no lado oposto onde está o atual aeroporto, no Sul da Ilha. As obras de infraestrutura aeroportuária serão custeadas pela Infraero, estatal que administra 67 aeroportos no país. Tudo será novo: terminal de passageiros, pátio de estacionamento de aeronaves, pista de taxiamento, prédio para secção contra-incêndio, estacionamento para carros e demais edificações complementares ao terminal.

Caberá ao governo do Estado a ampliação das vias de acesso, entre a Via Expressa Sul e o sistema viário interno do novo terminal, além de ampliação de infraestrutura básica como água, saneamento, energia elétrica e telecomunicações. O governador Leonel Pavan explica que serão negociados terrenos com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Celesc e o governo.

A prefeitura contribuirá com a cessão de terrenos já desapropriados para a ampliação da via de acesso, desapropriação de áreas que faltam e revisão do plano diretor do aeroporto. O prefeito Dário Berger afirmou que, em seis anos, a prefeitura realizou 70% das desapropriações necessárias e alterou o traçado original da via de acesso por sugestão do Ibama.

Projeto

O projeto de engenharia começou a ser feito em 4 de janeiro de 2010 e deve ser concluído em agosto. Depois será elaborada a licitação, que dura entre seis a oito meses, para então dar-se início às obras, previstas para maio de 2011. Calcula-se a conclusão para março de 2014. Uma vez terminado o novo aeroporto, a estrutura atual do Hercílio Luz será utilizada para aviação executiva.

Em 2009, passaram pelo aeroporto 2,1 milhões de passageiros, 1 milhão a mais do que a capacidade. O novo terminal, que deve suportar 2,7 milhões de pessoas por ano, poderá ser ampliado assim que a obra terminar, como explica o presidente da Infraero, Murilo Marques Barbosa.

– Do jeito que está, o projeto atende a demanda prevista para 2020. Mas pode ser ampliado de acordo com a necessidade – afirma Barbosa, que vê o fluxo de passageiros crescer 3% ao ano nos aeroportos brasileiros e acredita que será preciso dobrar a estrutura aeroportuária em oito anos.

Barbosa acrescentou que há planos de se fazer um novo terminal de cargas para o Hercílio Luz, mas que ainda não há projeto.

Novo terminal

O desenho do novo terminal, que terá o formato de uma asa de avião, foi elaborado pelo arquiteto paulista Mário Bizelli, que venceu um concurso público em 2004. De lá para cá, é grande a esperança de que o projeto saia do papel. Tanto o prefeito quanto o governador se comprometeram em colaborar para entregar a obra “o mais rápido possível”.

O presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, Alaor Tissot, diz que se “arrepia” quando falam em obras perto de eleições. Ele lembra que desde 1982 briga por um aeroporto adequado à Capital de um Estado com forte potencial turístico e industrial.

Desde 2002, quando começaram as discussões sobre um novo aeroporto, Tissot contou quatro ampliações no terminal atual. Mesmo assim, diz acreditar que o projeto vá finalmente sair.

As datas para entrega da ampliação do Hercílio Luz mudaram sucessivas vezes. Até 2008, projetava-se a conclusão para 2010, até que em novembro daquele ano, a data foi adiada pela Infraero para 2012. Há pelo menos sete anos, o aeroporto opera acima da capacidade nos horários de pico.

Evolução

Movimentação anual de passageiros do Hercílio Luz

Capacidade atual: 1,1 milhão

2003: 1,28

2004: 1,38

2005: 1,55

2006: 1,63

2007: 1,95

2008: 2,08

2009: 2,1

Terminal atual

Área Construída: 9.540 m2

Pontes de embarque: zero

Capacidade do terminal: 1,1 milhão

Capacidade do pátio: 5 aeronaves

Pátio principal: 20.187 m2

Estacionamento: 500 vagas

Pista de taxiamento: 2

Esteiras de bagagem: 2

Pontos comerciais: 41

Elevadores: 1

Escadas rolantes: 2

Terminal ampliado

Área Construída: 35.817 m2

Pontes de embarque: 5

Capacidade do terminal: 2,7 milhões

Capacidade do pátio: 12 aeronaves

Pátio principal: 141.698 m2

Estacionamento: 1.800 vagas

Pista de taxiamento: 5

Esteiras de bagagem: 3

Pontos comerciais: 64

Elevadores: 13

Escadas rolantes: 8

Atribuições e valores

Estado: R$ 107 milhões – projeto e execução da ampliação do acesso viário, aquisição de área da UFSC, manutenção e segurança da área externa ao aeroporto

Prefeitura: R$ 13 milhões – transferência de imóveis já desapropriados para governo do Estado

Infraero: R$ 316,4 milhões – construção do novo terminal de passageiros, pátio de estacionamento de aeronaves, pistas de taxiamento, novo prédio da seção contra-incêndio, novo estacionamento e demais edificações e infraestrutura necessárias.

————–

Notícia sobre o novo Aeroporto veiculada em http://www.jusbrasil.com.br/noticias/2583250/estado-negocia-permuta-com-ufsc-para-ampliacao-do-aeroporto-hercilio-luz em 25/02/2011

Estado negocia permuta com UFSC para ampliação
do Aeroporto Hercílio Luz

Extraído de: Procuradoria Geral do Estado de Santa Catarina –  25 de Fevereiro de 2011

O Estado de Santa Catarina e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) negociam a permuta de terrenos no entorno do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, para viabilizar as obras de ampliação no local.

O tema foi tratado nesta sexta-feira, 25/2, durante reunião na Procuradoria Geral do Estado (PGE), na Capital, entre o procurador-geral Nelson Serpa; o reitor da UFSC, Álvaro Prata; o secretário de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Renato Hinnig; e o diretor de Patrimônio da Secretaria de Administração, coronel Pedro Roberto Abel.

Pelo acordo, o Estado entregaria um terreno de sua propriedade em troca de uma área de tamanho similar que pertence à UFSC. Os dois imóveis ficam no bairro Tapera, próximos ao aeroporto. O espaço a ser recebido pelo Estado servirá para a ampliação do pátio de estacionamento de aeronaves e também para facilitar o acesso ao aeroporto.

Segundo Nelson Serpa, a permuta representa um grande avanço para viabilizar a ampliação do aeroporto. “No que depende do Estado de Santa Catarina para possibilitar o início das obras, esta é a última barreira a ser superada”, explica, acrescentando que durante o encontro ficou manifestada a concordância de ambas as partes para efetivar o acordo.

Informações adicionais: jornalista Billy Culleton, telefone (48) 9968-3091, e-mail

————–

Home > Noticias > Estado e UFSC se reúnem para discutir acesso ao novo aeroporto Hercílio Luz

Estado e UFSC se reúnem para discutir acesso ao novo aeroporto Hercílio Luz

Permutas necessárias para construção da rodovia dependem de aprovação da Assembleia Legislativa

Maiara Gonçalves
@Maiara_ND
Florianópolis

Divulgação PGE/ND

Encontro foi realizado na sede da Procuradoria-geral do Estado

Na manhã de sexta-feira (25), o procurador-geral do Estado de Santa Catarina, Nelson Serpa, se reuniu com o reitor da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Álvaro Prata, para tratar sobre as permutas de terreno entre o governo e a universidade, necessárias para a construção do acesso ao novo terminal do Aeroporto Hercílio Luz, na Capital.

A UFSC entregaria ao Estado o terreno conhecido como Fazenda da Ressacada. Em troca, a universidade receberia do governo uma área hoje de propriedade da Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina). “No que depende do Estado de Santa Catarina para possibilitar o início das obras, esta é a última barreira a ser superada”, afirmou Serpa. Também participaram do encontro o secretário de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Renato Hinnig, e o diretor de Patrimônio da Secretaria de Administração, coronel Pedro Roberto Abel.

A construção da rodovia de acesso ao novo aeroporto ficou sob responsabilidade do Estado, mas para que as trocas de terreno sejam possíveis é necessário aprovação da Assembleia Legislativa. O projeto tramitou na Casa desde 2008 e com o fim da Legislatura anterior, em dezembro do ano passado, foi arquivado. O presidente da Assembleia, deputado Gelson Merísio (DEM), já informou que o assunto é prioridade do governo Raimundo Colombo (DEM) e que o Executivo solicitou o desarquivamento do projeto, o que ainda não ocorreu.

Procuradoria Geral do Estado de Santa Catarina | UFSC | Assembleia Legislativa de SC Publicado em 25/02-17:25 por:
Maiara Gonçalves. Atualizado em 15/03-13:23

Tags: EstruturaPlanejamento estratégicoPlano DiretorSaiu na Mídia