Avicultura
A área didática-experimental de avicultura da Fazenda Experimental da Ressacada da UFSC conta com:
– Um galpão denominado “pinteiro” com tamanho de 13 m² onde as aves ficaram alojadas até o final da 5ª semana de idade;
– Um galpão de produção de 64 m² com aberturas para três piquetes externos, que juntos somam 5.600 m² de área;
– Um entreposto de ovos, para processamento dos ovos que são vendidos como excedentes. Os ovos são avaliados, classificados, embalados e rotulados atendendo ao sistema de inspeção municipal (S.I.M).
Sistema: semi-intensivo
HISTÓRICO
2009: Implementação de duas áreas de criação para aves poedeiras em sistema semi-intensivo;
2010: Implementação de uma área para palmípedes implantada em 2010 (não está em uso atualmente – informação atualizada em 2025).
Informações atualizadas em 2025:
O Biotério de Avicultura da Fazenda Experimental da Ressacada (FER) adota uma abordagem diferenciada em seu funcionamento, pois não pratica a comercialização de animais excedentes. As aves criadas nesse contexto são exclusivamente utilizadas para fins de ensino, pesquisa e extensão. A comercialização limita-se aos produtos resultantes desse processo (ovos), destinados ao consumo humano e ao suporte das pesquisas internas, incluindo o Centro de Ciências Biológicas (CCB). As aves são alojadas por lotes, com uma média de 250 aves de linhagens de genéticas comerciais de ovos marrons. Sendo desalojadas com média de 100 semanas, onde ocorre vazio sanitário para próximo alojamento. A introdução de um novo lote é um procedimento comum para manter a renovação e qualidade do plantel, garantindo a continuidade das atividades de ensino e pesquisa da Universidade.
Disciplinas com atividades na área:
ZOT7808-AVICULTURA – Priscila de Oliveira Moraes
ZOT 5811 – Avicultura
Responsáveis técnicos:
2008 a 2010 – Eng. Agrônomo Otávio Maghelly
2010 a 2013 – Eng. Agrônomo Sebastião Ferreira Magagnin
2013 – Eng. Agrônomo Otávio Maghelly e Técnico Agropecuário: Elson Rezende de Oliveira
2014 – Médico Veterinário: Thiago Mombach Pinheiro Machado, Eng. Agrônomo Otávio Maghelly e Técnico Agropecuário: Elson Rezende de Oliveira
2015 – Eng. Agrônomo Sebastião Ferreira Magagnin e Eng. Agrônomo Otávio Maghelly
2021 – Médico Veterinário: Rafael Pereira Heckler
2023 – Médico Veterinário: Rafael Pereira Heckler e Técnica Agropecuária: Vivian Almeida Koslowski
2024 – Médico Veterinário: Rafael Pereira Heckler
2025 – Médico Veterinário: Rafael Pereira Heckler
Supervisor Docente:
2015 a 2023 – Prof. Fabiano Dahlke
2023 a 2025 – Prof.ª Lucélia Hauptli
Laboratórios de pesquisa atendidos pelo Biotério de Avicultura:
Três laboratórios de pesquisa na UFSC utilizam ovos embrionados para pesquisas de saúde humana. O Biotério de Avicultura disponibiliza os ovos para este fim.
Laboratórios do Centro de Ciências Biológicas (CCB) – UFSC
– Laboratório de Reprodução e Desenvolvimento Animal (L.R.D.A);
– Laboratório de Células Tronco e Regeneração Tecidual (LACERT);
– Laboratório de Reprodução e Desenvolvimento Animal (L.R.D.A).
Abaixo, seguem algumas publicações de artigos científicos que utilizaram os ovos do Biotério de Avicultura para a execução das pesquisas:
– ZIKA VIRUS INFLUENCES THE SIGNALING PATHWAY COORDINATED BY TRANSCRIPTION FACTORS SIX1 AND SIX2 IN EARLY BRAIN DEVELOPMENT (https://www.sbbc-congress.com.br/wp-content/uploads/2024/10/1729015730_anais_finalizado_-_Marisa_Ionta.pdf)
– USING RELATIVE EXPRESSION OF CRANIOFACIAL DEVELOPMENT-RELATED GENES TO PREDICT ZIKA VIRUS INFECTION AND VIRAL LOAD: A MACHINE LEARNING MODEL APPROACH (https://www.sbbc-congress.com.br/wp-content/uploads/2024/10/1729015730_anais_finalizado_-_Marisa_Ionta.pd)
– Developmental toxicity of pyriproxyfen induces changes in the ultrastructure of neural cells and in the process of skull ossification (https://analyticalsciencejournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/jat.4661)
– Exploring developmental MeHg impact on extraembryonic and cardiac vessels and its effect on cardiomyocyte contractility (https://analyticalsciencejournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/jat.4661)
Instagram com informações atualizadas: