Curso de Cultivo e Manejo de Bambu
para estudantes, técnicos, agricultores, comunidade da UFSC e comunidade interessada:
CURSO DE CULTIVO E MANEJO DE BAMBU
Teórico e prático
mais informações abaixo:
O bambu tem uma demanda crescente por produtos valorizados, e a produção não está dando conta de atender o mercado consumidor: faltam produtores qualificados! Hoje um hectare de bambu pode resgatar muito carbono com retorno garantido e anual a partir do oitavo ano (o que compensa mais facilmente possíveis dificuldades, diferente de outras espécies madeireiras). Nesta área pode-se colher anualmente algo próximo de quatro carretas com 600 colmos, pagando-se (por baixo hoje) R$7,00 por colmo, se for bem manejado e escolhidas as espécies adequadas.
Existem diversas outras possibilidades como plantio para produzir brotos para alimentação e outros usos diretos: móveis, construções, paisagismo, instrumentos musicais, ferramentas, recuperação do solo, alimentos para animais, associações com outras espécies, etc.
Para isso a UFSC através do Centro de Ciências Agrárias e da Fazenda Experimental da Ressacada juntamente com a
Associação Catarinense do Bambu – BambuSC – http://www.bambusc.org.br/ promoverão uma série de cursos sobre Bambu, iniciando com este (cartaz acima com detalhes e mais informações), através do qual se implantará o primeiro Bambuseto de Santa Catarina, e você pode fazer parte desta história.
Local: Fazenda Experimental da Ressacada da UFSC – Bairro Tapera – Florianópolis
PARTICIPE: VAGAS LIMITADAS!!!
Quer saber mais sobre Bambu e seus potenciais? Entre no site da BAMBUSC http://www.bambusc.org.br/ e sacie suas curiosidades!